Imagem do WhatsApp de 2025-07-07 à(s) 09.57.05_a83f91ff.jpg

Isaura Guzman

É diretora artística e maître-coreógrafa. Formada em ballet clássico no Instituto
Superior de Artes de Havana, em pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil e
estudou piano, flauta-transversal e canto lírico na Escola de Artes de Cuba.
Desenvolveu uma nova metodologia que facilita o aprendizado da dança clássica.
Trabalhou em turnês internacionais com o Ballet Nacional de Cuba, Ballet de
Camagüey, Ópera de Cuba, Zarzuela Cubana, com as companhias Cisne Negro, Lina
Penteado, Ballet Stagium e Balé da Cidade de São Paulo. E atualmente é diretora da
Companhia de Dança Cumbre. É palestrante internacional, recebeu o Prêmio
Magnífico 2009 – Brasil. Prêmio de Melhor Maestra Preparadora no VII Certamen
Interamericano de Danza – Córdoba, Argentina e representou o Brasil nos festivais de
Osaka – Japão e de Paris – França nos anos de 1991 e 1992.

 

Edson Santos

Professor de Jazz Dance Com mais de 30 anos de experiência, é graduando no curso de
licenciatura em dança, professor e coreógrafo com ênfase para o contemporary jazz e o lyrical
jazz. Responsável pela direção artística e coreografias da Cia Independente de Dança de SP.
ministra cursos e workshops de dança em grandes escolas e festiviais competitivos pelo Brasil,
Argentina e Paraguai, entre eles: Raça Centro de Artes, Cia Eliane Fetzer, IOA Dança, Cristina
Cara, Cia de Cubatão, Festival de Dança de Joinville, Passo de Arte É membro do corpo docente
do Laboratório de Dança do Portal do MUD em SP. Avaliador, mediador e jurado em
importantes festivais competitivos e escolas de dança do Brasil e países do mercosul. Foi
bailarino e assistente de coreógrafo de Roseli Rodrigues pela Raça Cia de Dança de SP;
membro do comitê de especialistas em dança para pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de
Biomecânica do Movimento e da Postura Humana da USP; professor e coreógrafo convidado
para o 3º Ateliê Internacional da São Paulo Cia de Dança; masterclass do IV CONGRESSO
INTERNACIONAL DE JAZZ DANCE; Residencia Mercosul SP e da Cia Jovem da Fundação
Cassiano Ricardo de SJC/SP. Já obteve seu reconhecimento artístico em diversos festivais de
dança renomados, como Festidança, Festival de Joinville/SC e outros grandes festivais. Foi três
vezes contemplado com o Prêmio Guarulhos Cultural por seus trabalhos com a dança, onde,
mais tarde, passou a atuar como mediador e orientador artístico convidado.

 

Rodrigo Cucorocio

Bailarino, professor e coreógrafo iniciou seus estudos em 2011 nas modalidades jazz, ballet
clássico e dança contemporânea. Como coreógrafo tem seus trabalhos participando dos
principais festivais de dança do país, onde já foi indicado a prêmio de melhor coreógrafo em
alguns dos mais importantes do cenário. Em 2021 foi convidado para coreografar uma parte
do espetáculo "O Começo Depois do Fim" com direção de Gabriel Braga pelo Project
H[u]mans, este que foi contemplado pelo Proac no mesmo ano. Em 2022 foi premiado no
Prêmio Desterro com a "Melhor Composição Coreografica de Dança Contemporânea" com a
obra "A Última Colheita". Em 2023 foi contemplado com o prêmio de Melhor Coreógrafo no
evento Hip Hop District 2023, um dos maiores eventos de Hip Hop da América Latina.
Como bailarino integrou o elenco das companhias: Quadrela Cia de Dança (2013), Divinadança
(2015) com direção de Andrea Pivatto e Raça Cia de Dança de SP (2016/2019) com direção
geral de Renan Rodrigues. Trabalhou como bailarino e intérprete colaborador do Project
H[u]mans de (2019/2021). Em 2022 foi contemplado com o prêmio de Melhor Bailarino do Hip
Hop District.
Atualmente é diretor artístico do Grupo Cia das Artes onde realiza trabalhos voltados para a
cena profissional de dança contemporânea.

 

Erick Gutierrez
Referência no sapateado brasileiro e se destaca por sua versatilidade e assinatura própria.
Graduado em Educação Física, especialista em Tap Dance, Jazz Dance e Estudos em
Composição Coreográfica. Permeou entre musicais da Broadway no Brasil, projetos artísticos
na TV e no cinema, integrou companhias de dança, espetáculos e grandes produções
corporativas como bailarino profissional, coreógrafo, produtor e diretor. Sua expertise o
tornou jurado e professor convidado nos principais eventos de dança do Brasil e do exterior.
Erick Gutierrez é um dos principais expoentes do Sapateado Norte-Americano no Brasil. Sua
expertise o tornou jurado e professor convidado nos principais eventos de dança do Brasil e do
exterior. Com amplo reconhecimento no cenário nacional da dança, Erick percorre todo o país
como membro da banca dos festivais mais consagrados, além de fazer curadoria e gestão de
alguns deles. Graduado em Educação Física, Erick é especialista em Tap Dance, Jazz Dance e
Estudos em Composição Coreográfica. Além disso, é autor e idealizador da renomada
Metodologia "Mais Que Tap", que tem como foco o ensino do Sapateado Norte-Americano no
Brasil e já conta com alunos em mais de 15 estados do país. A trajetória de Erick Gutierrez
engloba uma ampla gama de experiências. Atuou em musicais da Broadway no Brasil,
participou de projetos artísticos dançantes na TV e no cinema, trabalhou em companhias de
dança, espetáculos e grandes produções corporativas como bailarino profissional, coreógrafo,
produtor e diretor. Erick também teve a oportunidade de participar da final do renomado
Youth America Grand Prix, em Nova York, em 2007 e 2011, com conjuntos de Jazz Dance
coreografados por Cristina Cará, alcançando a classificação mundial entre os top 12 do evento
no ano de 2007.

 

Eleusa Lourenzoni

Bailarina, Coreografa, Maitre de Ballet, formada pela Escola Municipal de Bailados de São
Paulo, Royal Academy of Dance de Londres, graduada pela Universidade Belas Artes de São
Paulo em História da Arte - Teoria e Crítica, especializada na terminologia do Balé e História da
dança. No Brasil foi vice presidente do Conselho Internacional da Dança CID UNESCO,
atualmente é Curadora e Diretora Artística do Festival Dança Brasil, Portugal Dance
Competition, representante no Brasil do Tanzolymp Berlin e Diretora do curso de férias Atibaia
Dance Camp. É professora convidada nos Estados Unidos do Dance Art Creative Center em
Nova Iorque, na europa professora convidada do Estudio Plus Tanz – Berlin e do Centro de
Dança do Porto, Estudio de Dança Margarida Valle, Academia de Bailado de Guimarães e
GEMDA Dance Hub – Portugal.

 

Matheus Espinosa

Matheus de Souza Espinoza, brasileiro, 30 anos. Licenciado em Dança pela
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/Canoas), Pós-Graduado em Dança Educação
ecultura pela Faculdade Sogipa (Porto Alegre), atual diretor e professor do Matheus
Espinoza Dance Studio de Butiá.
Teve o início dos estudos em dança aos 5 anos com folclore gaúcho e folclore de
projeção, possui experiência com dança de salão, ballet, jazz e contemporâneo.
Participou de diversos intercâmbios culturais com países como: Argentina, Portugal,
Espanha e Chile.
Participa de diversos cursos, oficinas e congressos dentro e fora do Estado do Rio
Grande do Sul. Ganhou uma bolsa de aulas na Edge Performing Arts em Los Angeles,
fez aulas em Nova York na Steps On Broadway, Broadway Dance Center e Peridance.
Participou como expositor da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa em 2024 (Portugal).
Foi Secretário de Cultura do município de Butiá (gestão 2021-2024) e fundador e diretor
da Casa de Cultura de Butiá.
Possui experiência como júri de festivais de dança.
Como professor, atua na escola Matheus Espinoza Dance Studio com um trabalho de
formação ministrando aulas a partir dos 3 anos de idade até a idade adulta. Participou
do Curso de Extensão em Jazz Dance: Estilos e Variações (São Paulo 2023).
Ganhou diversas premiações em festivais bem como prêmios especiais de
Melhor Bailarino, Coreógrafo Revelação, Destaque Infantil e coreografias destaque.
Participa do Congresso Internacional de Jazz Dance em Indaiatuba desde 2019.

 

Aracy de Almeida 
Emergiu como uma das mestras mais respeitadas na cena da dança,
construindo uma carreira extraordinária que abrange tanto os palcos quanto a formação de
talentos ao longo de décadas. Como 1ª bailarina do Theatro Municipal de São Paulo, Aracy
deslumbrou audiências ao protagonizar os principais papéis do repertório clássico da
renomada instituição. Sua presença e talento a consolidaram como uma referência na dança
clássica brasileira. Durante três décadas, Aracy de Almeida dedicou-se à formação de novos
artistas como professora da Escola Municipal de Bailados de São Paulo. Seu comprometimento
e expertise foram reconhecidos quando se tornou representante regional de cargo vitalício do
Conselho Brasileiro da Dança (CBDD), demonstrando sua influência no cenário nacional. O
legado de Aracy se estende ainda mais longe com a fundação da Especial Academia de Ballet
em São Paulo e do Studio de Dança Aracy de Almeida em Praia Grande. Por mais de quatro
décadas, essas instituições foram berço de formação para inúmeros bailarinos que hoje
brilham em companhias nacionais e internacionais.

 

Miriam Druwe

Graduada em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes, diretora, intérprete criadora com
formação clássica e moderna, desenvolve pesquisa de linguagem, ministra cursos de dança
contemporânea, criação e composição Participou das principais companhias profissionais de
dança de SP como: Balé da Cidade de São Paulo, Cisne Negro Cia de Dança, República da
Dança, Balé Opera Paulista. Diretora e coreógrafa da Cia Druw. Premiada pela APCA 1993 –
melhor bailarina. Indicação como intérprete APCA 2019.
Trabalhou com coreógrafos de renome como: Luiz Arrieta, Ana Mondini, Vitor Navarro, Gisela
Rocha, Vasco Wellemcamp, Gigi Caciulenau, Phillip Tallard, Janet Smith, José Possi Neto e
mestres como: Ismael Guiser,  Yoko Okada , Sacha Svertlof, Jane Blaut, Yellê Bittencourt, Penha
de Souza entre outros.
Participou como intérprete dos espetáculos Mucho Corazon, Alma em Fogo e O Bailado do
Deus Morto, dirigido por José Possi Neto. Em 2019, como intérprete criadora, recebeu
orientação dramatúrgica de José Possi Neto na pesquisa e criação de Sei solo” com o violinista
Erich Lenninger no auditório do Masp, bem como Memórias junto à pianista Silvia Goés no
Instituto Tomie Ohtake e participando também dos Ensaios Coreográficos no TUSP, curadoria
Helena Bastos.
De 2011 a 2014 foi diretora artística e coreógrafa Corpo Estável de Dança do Teatro Municipal
Polytheama de Jundiaí com a criação dos espetáculos Ressonâncias junto à Orquestra
Sinfônica de Jundiaí e Sobre os trilhos. Desde 1996, com a criação da Cia Druwe, vem
desenvolvendo uma linguagem própria estruturada em uma sólida pesquisa em dança
contemporânea, ministrando aulas sendo convidada por companhias profissionais como: Balé
da Cidade de São Paulo, Cisne Negro, Cia Cênica Nau de Ícaros e, ao longo dos anos, participou
de projetos de formação como na Escola Livre de Dança de Santo André, Cefac (Centro de
Formação em Artes Circences), oficinas no Centro Cultural SP, Sescs, Galpão do Circo, Fábrica
de Cultura Núcleo Luz e Festivais de Dança no Brasil, como também oficinas para crianças e
educadores.

 

Alex Kiton

O professor e coreógrafo, Alex Kiton, 53 anos, tem uma carreira de 35 anos como bailarino. Ele
é um artista premiado em grandes festivais de dança no Brasil e também em competições
internacionais, como na Argentina e Itália.
Alex dirigiu o Corpo de Baile de Valinhos por 14 anos e, atualmente, ministra aulas de balé
clássico, do método cubano, Pas de Deux e Dança Contemporânea.
Sobre a sua carreira de mais de três décadas como bailarino, Alex relembrou que já integrou
grandes grupos de balé do país. “Fui bailarino do Cisne Negro Cia de Dança, de São Paulo, e da
Cia de Dança Lina Penteado, de Campinas. Também já participei de festivais por todos os
estados e em vários países”, contou o bailarino que hoje tem a sua própria companhia de
dança.
Hoje, Alex é um dos coordenadores do tradicional evento “Valinhos em Dança”, que reúne
diversos bailarinos de todo o país. Ele já foi premiado com Bolsa Rede Stagium para jovens
coreógrafos e foi produtor do projeto Dança e Cidadania, em 2011.
“Nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020 integrei a banca examinadora da Cia
Experimental e Cia de Danças, em Bauru, para selecionar e avaliar jovem bailarino” disse Alex
ao destacar que já participou de produções importantes pelo Brasil como Mapa Cultural
Paulista, Curso Internacional de Danças de Salto, Dança Litoral, em Ubatuba, Festival de Dança
Brasil, em Itatiba, e Congresso Internacional de Dança de Campos dos Goytacazes, no Rio de
Janeiro.

 

Mathilde Mathias
É professora e coreógrafa, fundadora e diretora do Mathilde Ballet
Centro de Artes, que oferece aulas de diversas modalidades de dança, como Ballet
Clássico, Jazz, Contemporâneo, Sapateado, Dança de Salão e Danças Urbanas. A
academia, localizada em São José dos Campos, também se destaca pela inclusão
social, oferecendo bolsas para crianças e jovens carentes. Mathilde tem mais de 35
anos de experiência no ensino da dança e já conquistou diversos prêmios em
festivais. Além disso, ela também trabalha como dançarina e parceira de Alex de
Carvalho, com quem desenvolve um trabalho internacional em estilos como  Zouk  e
Samba de Gafieira. 

 

Andrea Pivatto
Andrea Cristina Costa Pivatto, formada em Psicologia (FMU, São Paulo/SP, 1990) e
pós graduada em Gestão Cultural (SENAC, 2011), iniciou seus estudos em dança em
1976, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Bailarina com formação clássica e
contemporânea, teve como mestres: Laura Donoso, Magaly Bueno, Eduardo Bonnis,
Tony Abott, Neide Rossi, Ricardo Scheir, Angela Nolf, Peter Lavratti, Miriam Druwe,
Anselmo Zola, Luis Arrieta, Miriam Barbosa (Graham Tecnique). Durante anos, vem
desenvolvendo propostas de aulas que viabilizem o aluno à profissionalização cuja
metodologia propões a aquisição de registros corporais, domínio de mecanismos
reativos e impulsos de chão como ferramentas para o desenvolvimento de novas
habilidades, além de possibilitar que o potencial criativo dos alunos e orientandos seja
descoberto e desenvolvido, promovendo assim a inserção da dança em jovens e
adultos sem conhecimento dessa linguagem artística bem como o aperfeiçoamento
daqueles já envolvidos com a linguagem. Em sua trajetória na dança, foi professora
convidada da Distrito Cia de Dança (Ribeirão Preto/SP), Cia de Danças de
Diadema (SP), Cia de Dança de São José dos Campos (SP, onde também foi
ensaiadora e assistente de direção) e São Paulo Companhia de Dança (onde
trabalhou também como assistente de coreografia). Também ministrou aulas no Ballet
Narcisa Coelho, IOA (Jundiaí/SP), Clube Ipê (São Paulo/SP), Marista Glória (São
Paulo/SP), Grupo Raça (São Paulo/SP), Galpão 1 (Indaiatuba/SP), Corpo Livre de
Valinhos (SP), entre outros. Foi jurada e professora em diversos festivais do Brasil,
entre eles: Porto Alegre em Dança, Festival de Dança de Goiânia, Festival do
Mercosul, Dança Ribeirão, Blumenau em Dança, Bento em Dança, Festival de
Jaraguá do Sul, Bravos Festivais, Garopaba em Dança, CONAD, recebendo a
medalha de ouro como Coreógrafa Revelação do Festival de Dança de Joinville em
2001. Em 2011, ganhou o Grand Prix no Festival de Dança de Joinville (Paulínia/SP).
Como bailarina e trabalhos de sua autoria, participou do “Minutos da Dança do Sesc
Pinheiros”, “Novos Talentos do SESI Paulista”, “Solos, duos e trios do CCSP”. No ano
de 2013, foi agraciada com Residência artística na Akademie Schloss Solitude em
Stuttgart (Alemanha) e desenvolveu um projeto de criação e intercâmbio com artistas
de áreas distintas, local em que retornou no segundo semestre do mesmo ano,
participando como coreógrafa e bailarina de novo projeto colaborativo apresentado no
“Tanzlokal”, festival da cena contemporânea alemã. Além disso, atua como produtora,
coreógrafa e diretora do Grupo Divinadança, contemplado com patrocínio pela
empresa o Boticário para o ano de 2014. Esta cia integrou a Virada Cultural Paulista
2013, Panorama de Dança do Sesc MT ( 2012), Circuito Cultural Paulista (2012),
Proac Produção de espetáculos (2011) e Circulação (2010) além de temporadas na
Galeria Olido (São Pulo/SP), Teatro Sérgio Cardoso (São Pulo/SP) e Tanzlokal
(Stuttgart/Alemanha, 2013), dentre outros importantes eventos de dança.

 

Vinicius Borges

É coreógrafo, professor e bailarino com uma paixão duradoura pela dança. Sua
jornada na área começou aos sete anos, quando iniciou suas primeiras aulas de Ballet e Jazz.
Aos treze anos, adentrou o mundo das Danças de Salão, onde teve um encontro revelador com
os ritmos a dois.
Sua formação e experiência foram enriquecidas ao estudar no Kleine Szene Studio de Dança,
onde não apenas se formou, mas também trabalhou como professor e coordenador. Ao lado
de Vanessa Jardim, desempenhou um papel significativo como professor e coordenador do
projeto "Dois pra lá, Dois pra cá" da prefeitura de Santo André.
Com mais de doze escolas e estúdios de dança do ABC e da Grande São Paulo no currículo,
Vinicius contribuiu amplamente para a cena da Dança de Salão , ministrando aulas e
workshops. Seu compromisso com a educação continuou com sua incursão na Licenciatura
Plena em Dança na Faculdade Paulista de Artes, seguida pela Pós-graduação em Dança e
Consciência Corporal pela Universidade Estácio de Sá.
Em resposta aos desafios impostos pela pandemia, Vinicius demonstrou sua dedicação à
aprimorar sua expertise, embarcando em uma segunda pós-graduação em Dança - Abordagens
Técnicas e Gestão pela Universidade Rio Branco. Sua especialização em Danças Latinas,
particularmente em Salsa e Bachata, tornou-o uma das referências no país. Atualmente,
leciona em prestigiosos congressos nacionais e internacionais, compartilhando sua singular
metodologia que funde técnicas de Jazz Dance com as vibrantes Danças Latinas. Seu estilo
inovador e abordagem única são marcas registradas de sua notável carreira na dança.

 

Adriana Roda
Uma história que começou com uma paixão desde a infância, hoje se desdobra em uma
trajetória marcante e inspiradora. Conheça Adriana Nunes Roda, conhecida artisticamente
como Adriana Roda, uma bailarina renomada que não só viveu a dança, mas também a
transformou em uma herança familiar e um centro de arte em Valinhos.
Tudo começou com um sonho infantil, quando aos 8 anos de idade, Adriana estava fixada no
ballet clássico, ansiosa para participar das aulas que assistia na televisão. E assim, aos 9 anos,
deu os primeiros passos em direção a uma jornada que a levaria a palcos internacionais e a
uma vida repleta de movimento e expressão.
Influenciada por sua primeira professora, que compartilhava livros e vídeos sobre dança em
uma época em que o acesso a esses recursos era limitado no Brasil, Adriana encontrou sua
vocação. Aos poucos, as sementes da paixão cresceram e a levaram a se juntar a companhias
de renome, como o Ballet Stagium e a Cisne Negro Cia de Dança. Sob a luz dos holofotes, ela
se destacou em papéis memoráveis, como o icônico “O Quebra Nozes” e “Don Quixote”,
marcando presença em palcos de 26 países ao redor do mundo.
No entanto, a dança não apenas a levou a conhecer o mundo, mas também a encontrar o
amor de sua vida. Conheceu seu esposo, Alex Kiton, durante sua jornada na Cisne Negro Cia de
Dança. Uma parceria que se tornaria a base para um novo capítulo de sua história.
Após uma década de intensa dedicação em São Paulo, Adriana e Alex se mudaram para
Valinhos, onde a semente de um sonho começou a florescer ainda mais. Ela iniciou suas aulas
na antiga Casa da Cultura, enquanto seu marido e filhos também se tornavam parte ativa
desse mundo. E assim, nasceu o “Espaço D de Dança”, um centro onde o amor pela dança
transcende gerações.
Mas o caminho não foi fácil. Assumir o papel de empreendedora, além de ser mãe e
professora, trouxe desafios que só a paixão e determinação de Adriana poderiam superar. E
ela não estava sozinha. A parceria com seu marido e a dedicação da equipe de instrutores que
ela treinou e confiou ao longo dos anos ajudaram a moldar o sucesso do Espaço D.